terça-feira, 19 de maio de 2015

Roda de Leitura - Clarice Lispector: despertando mentes e corações

1.      Qual é o problema identificado que deve ser solucionado?
O ato de ler principia em grande parte o processo de aprender. Devido a toda a relevância de que é imbuída a atividade leitora e sabendo do baixo índice de alunos leitores, pretendemos com este trabalho fomentar o prazer pela leitura a partir do conhecimento da obra de Clarice Lispector "Felicidade Clandestina" e “A Hora da Estrela”.

2.      Qual é o público-alvo (Ano/turma)?
1º ano A, B e C e 3º ano A/B/C/D.

3.      Qual a habilidade deve ser trabalhada (Descritor)?
D 9 – Reconhecer o gênero discursivo;
D 11 – Reconhecer os elementos que compõem uma narrativa.

4.      Qual será o tema abordado na atividade?
Felicidade no livro "Felicidade Clandestina" e o contato do imigrante nordestino com a cidade grande no livro "A Hora da Estrela".

5.      Qual é o objetivo da atividade?
Reconhecer a relevância da leitura como abertura para ampliação de conhecimento através dos gêneros textuais conto e romance.

6.      Qual é roteiro de trabalho da atividade?
§  Apreciação do cenário composto por pinturas de arte modernista, impressionista e surrealista com fundo musical intimista e respectiva reflexão das obras;
§  Leitura e interpretação individual de frases de Clarice Lispector colocadas dentro de gavetas;
§  Vídeo contendo a biografia da escritora;
   Roda de leitura com o conto "Felicidade Clandestina" para as turmas de 1º ano, sendo a mesma intercalada com perguntas sobre o texto em questão;
§  Roda de leitura com partes do romance “A hora da estrela” para as turmas de 3º ano, sendo a mesma intercalada com perguntas sobre o texto em questão;
§  Produção de uma história coletiva (atividade oral) com diferentes objetos.

7.      Quais são as atividades propostas?
Apreciação de pinturas, emissão de vídeo, leitura e produção de texto oral.

8.      Quais são os recursos utilizados nessa atividade?
Cartazes com pinturas e frases, objetos diversos, computador, televisão e som.

9.      Qual a forma de avaliação?
A avaliação acontecerá através de comentários postados no blog da escola.














3 comentários:

  1. A roda de leitura foi maravilhoso,nessa roda de leitura foi falado sobre essa maravilhosa escritora,jornalista,cronista CLARICE LISPECTOR, ontem vimos algumas frases dela todas que tocavam com nosso coraçao.. Nao vejo a hora de ter outra roda de leitura como essa!!


    Alexandra 1° ano "C".

    ResponderExcluir
  2. Nossa! A roda de leitura desse mes foi uma das melhores..Teve duas dinamicas muito boa mais a melhor dinamica que teve foi a última que a professora mostrava os onjetos e a gente tinha que inventar uma historia na mesma hora..Gostei muito e tenho certeza que os outros também gostaram.

    Tielle 1° ano "C"

    ResponderExcluir
  3. A roda de leitura é uma ferramenta de estudo de uma forma dinâmica e que eu particularmente adoro, quero estar presente em todas póis me interessei muito por essa forma de apredizagem.

    Elizabete - 1º A

    ResponderExcluir